Exposição de Fotografia - CIJE e MEF

A Casa da Infância e Juventude “CIJE” e MEF – Movimento de Expressão Fotográfica, inauguram uma exposição de fotografia no dia 26 de Novembro de 2010, às 19h0 no Cine-Teatro Avenida, com o título “Relatos Encenados para uma História Contada”.
O projecto Relatos Encenados para uma História Contada foi um sucesso, permitiu explorar os medos e os sonhos, permitiu compreender a realidade através da construção de cenários, da encenação e do seu reflexo no momento da fotografia. Este projecto poderia ser mais um, mas não… este projecto foi aquele que anualmente as crianças aguardam pelo seu regresso, pelos seus amigos fotógrafos, por aqueles que através da fotografia tem acreditado no potencial artístico e imaginário de crianças com histórias de vida diferentes.
Estas histórias em fotografia sustentam uma novela simbólica, facilmente interpretável e que são o reflexo dos medos juvenis, das situações em que é exigido à sociedade uma maior atenção. Como todos os projectos, mais do que os seus objectivos, mais do que os seus orçamentos, este projecto é feito por pessoas para pessoas, neste projecto (e apenas a arte permite isso) estas crianças não foram um número, foram momentos de alegria, momentos de trabalho e empenho através de um meio (a fotografia) para atingir um fim (o sucesso deste projecto). Na inauguração todos podemos fazer parte deste projecto, porque ele não termina e se reconstrói com a presença de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

A C.I.JE nasceu no ano de 1866, fundada pelo comendador Guilhermino de Barros, Poeta Transmontano, devido à necessidade de Acolher crianças órfãs. A criação da instituição teve como meta não só a finalidade de assistência, mas também a educação e formação profissional, porque Guilhermino de Barros entendia que era preciso dar às crianças e jovens as condições necessárias para o desenvolvimento da vida afectiva e emocional, objectivo que continua presente nos dias de hoje. Actualmente a C.I.JE enfrenta novos desafios promovendo uma intervenção integrada, onde a cooperação e a co-responsabilização de toda a comunidade é fundamental. Com Inovação e Qualidade pretendemos ser um exemplo de Boas-Práticas no que fazemos, no que somos e no que ambicionamos… Faça parte da nossa missão, fale connosco.