Projecto Relatos Encenados para uma História Contada

-
Este projecto pretende fomentar um espírito criativo nas jovens do CIJE através da construção de uma “novela fotográfica”. Procura-se assim proporcionar um conjunto de competências e ferramentas técnicas que permitam desenvolver as suas competências artísticas e expressivas em diversas áreas, alargando as suas capacidades conceptuais e de representação. A primeira fase do projecto é dedicada à construção de um guião e de um story-board. A segunda fase será a construção de cenários, caracterização e figurinos. A terceira fase será o registo fotográfico, efectuado por cada grupo, de cada episódio da “novela”. Como metodologia de trabalho pretende-se que cada jovem participe em todas as actividades, experienciando as diferentes vertentes deste processo. Procurar-se-á, assim, fomentar o trabalho interdisciplinar em grupo. Este projecto é realizado em espaço interior ou exterior à instituição consoante a história idealizada. Pretende-se que a abordagem fotográfica reflicta uma autonomia e um discurso comunicativo pessoal. Como tal, as imagens fotográficas deverão conter uma identidade própria.
A imagem fotográfica será realizada em suporte digital, dando assim a possibilidade da aprendizagem das bases da edição de imagem.
Em termos expositivos pretende-se que este trabalho seja apresentado em pranchas que permitam uma leitura coerente da história enquanto novela fotográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

A C.I.JE nasceu no ano de 1866, fundada pelo comendador Guilhermino de Barros, Poeta Transmontano, devido à necessidade de Acolher crianças órfãs. A criação da instituição teve como meta não só a finalidade de assistência, mas também a educação e formação profissional, porque Guilhermino de Barros entendia que era preciso dar às crianças e jovens as condições necessárias para o desenvolvimento da vida afectiva e emocional, objectivo que continua presente nos dias de hoje. Actualmente a C.I.JE enfrenta novos desafios promovendo uma intervenção integrada, onde a cooperação e a co-responsabilização de toda a comunidade é fundamental. Com Inovação e Qualidade pretendemos ser um exemplo de Boas-Práticas no que fazemos, no que somos e no que ambicionamos… Faça parte da nossa missão, fale connosco.